terça-feira, 9 de junho de 2015

PAZ (DALAI LAMA)



Eu acredito que para enfrentar os desafios dos nossos tempos, os seres humanos terão que desenvolver um maior senso de responsabilidade universal. Cada um de nós deve aprender a trabalhar não apenas para si, a própria família ou nação, mas para o benefício de toda a humanidade. A responsabilidade universal é a chave para a sobrevivência humana. É a melhor base para a paz no mundo.

Responsabilidade não reside apenas com os líderes de nossos países ou com aqueles que tenham sido nomeados ou eleitos para fazer um trabalho específico. Encontra-se com cada um de nós individualmente. Paz, por exemplo, começa dentro de cada um de nós. Quando temos a paz interior, podemos estar em paz com aqueles que nos rodeiam.

Paz, no sentido de ausência de guerra, é de pouco valor para alguém que está morrendo de fome ou frio. Não vai eliminar a dor da tortura infligida a um prisioneiro de consciência. Não confortará aqueles que perderam seus entes queridos em inundações causadas pelo desflorestamento despropositado num país vizinho. A paz pode durar apenas onde os direitos humanos sejam respeitados, onde as pessoas são alimentadas e onde os indivíduos e as nações são livres.

A verdadeira paz consigo mesmo e com o mundo que nos cerca só poderá ser alcançado através do desenvolvimento de paz mental. Os outros fenômenos descritos acima são interligados de modo similar. Assim, por exemplo, vemos que um ambiente limpo, a riqueza ou a democracia pouco significam em face da guerra, especialmente a guerra nuclear, e que o desenvolvimento material não é suficiente para garantir a felicidade humana.

O progresso material é naturalmente importante para o avanço humano.

No Tibete, nós pagamos muito pouca atenção ao desenvolvimento tecnológico e econômico, e hoje percebemos que este foi um erro. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento material sem o desenvolvimento espiritual pode também causar sérios problemas. Em alguns países também muita atenção é dada às coisas externas e muito pouca importância é dada ao desenvolvimento interior.

Acredito que ambos são importantes e devem ser desenvolvidos lado a lado, de modo a conseguir um bom equilíbrio entre eles. Os tibetanos são sempre descritos pelos visitantes estrangeiros como um povo feliz e jovial. Isso faz parte do nosso caráter nacional, formado por culturais e valores religiosos que importância o esforço de paz mental através da geração de amor e bondade para com todos os seres que vivem, tanto humanos como animais.

A paz interior é a chave: se você tem paz interior, os problemas externos não afetarão o seu sentido profundo de paz e tranqüilidade. Nesse estado de espírito que você pode lidar com as situações com calma e razão, mantendo a sua felicidade interior. Isto é muito importante. Sem essa paz interior, não importa o quão confortável é materialmente sua vida, você ainda pode ser aborrecido, preocupado ou infeliz devido às circunstâncias. "

Sua Santidade o Dalai Lama
O discurso do Nobel, 11 de dezembro de 1989

http://www.tenmillionclicksforpeace.org/index.php/pt/inspirational-...

Nenhum comentário: