terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO NA JORNADA EVOLUTIVA


A grande dificuldade de se estabelecer o movimento evolutivo em nossa existência é a perda de equilíbrio, diante das situações difíceis que nos pegam de surpresa.
Geralmente ficamos muito envolvidos com as nossas buscas diárias, quer seja a busca de meios de sobrevivência, as rotinas de trabalho, ou mesmo as buscas de realização pessoal no campo dos relacionamentos.
Obviamente que na vida muitos aspectos da rotina fogem ao que se adapta ao nosso querer, e isto pode gerar constantes contrariedades. A carga destes desgostos é capaz de acarretar um elevado índice de stress, ocasionando explosões de fúria, ou tentativas de fuga para os excessos de alimentação e os vícios em geral.
Daí então que muitos espiritualistas se perguntam: Como conseguir conciliar a busca de harmonia espiritual com as lutas diárias que temos de enfrentar ao lidar com pessoas tão ou mais perturbadas do que nós, e situações que testariam a paciência dos mais refinados monges budistas?
Muitas pessoas que optaram pela conquista de uma melhor qualidade de vida decidiram fugir das grandes cidades, buscar refúgio no campo, muitas vezes em comunidades de pessoas com o mesmo interesse de constituir um modo de vida menos materialista. Mas nem todos os que gostariam de se lançar numa aventura como esta possuem os meios para adquirir terras, ou não teriam como ganhar o sustento longe da cidade, e até mesmo existe a questão dos entes queridos dos quais não queremos nos afastar e que não possuem interesse, ou disposição para nos acompanhar em uma mudança radical rumo à vida no campo. Isto faz com que seja preciso aprender a se harmonizar e ter paz de espírito mesmo vivendo na cidade. Revela que a nossa grande prova, a nossa demonstração de autocontrole que abre portas para a ascensão é realmente vencer o desafio de viver em meio ao tumulto, mas sem perder a paz.
Já disse certa vez o monge Shin Jin Mei, em seu poema “A Confiança na Mente”: “Levantar o que gosta contra o que não gosta é uma fraqueza da alma. Quando o profundo significado não é compreendido, a paz da mente é perturbada à toa.”
Naturalmente que vivendo em meio ao caos urbano somos incessantemente bombardeados por situações perturbadoras. Mas é aí que entra em ação todo o nosso trabalho de busca espiritual, para nos socorrer em meio a tantos desafios. Ter diariamente o nosso cantinho de paz e espiritualidade é uma das formas de lidar com mais equilíbrio com as situações estressantes. Ser capaz de acordar um pouco mais cedo, para ter momentos de meditação, mentalização, desfrutar de seu pequeno altar com cristais e algumas imagens inspiradoras, sem dúvida é um dos métodos que se pode usar para manter o eixo.
Outro fator de suprema relevância é lembrar da respiração. Como vivemos em um imenso mar de energias, podemos associar o ato de inspirar e expirar com a suavidade das ondas indo e vindo sobre a areia da praia. Lembrar de prestar atenção na respiração gera uma imediata sensação de paz e bem estar, porque é algo que não pode ser interrompido, e podemos ligar esta ação contínua com o ato contínuo de nos mantermos equilibrados, serenos diante de tudo. Devemos inspirar lembrando de mentalizar por alguns instantes que estamos absorvendo o fluxo de luz das oitavas superiores. Basta querer, para entrar nesta sintonia.
Disse um outro monge certa vez: “O verdadeiro caminho é ‘RSHRIO’, sem objetivo”. Isto não quer dizer não ter objetivos na vida, quer dizer a capacidade de agir mas sem a paixão acalorada de querer resultados imediatos. Fluir com o fluxo, aceitar que quando estamos nos movendo dentro da corrente de forças cósmicas que amparam os seres, os resultados irão aparecendo, num movimento que não pode ser represado, pois é a consequência natural das boas ações.  Assim como as ações negativas geram resultados negativos, as boas ações geram bons resultados, porém, por um contexto de limitações geradas no plano terreno, na sopa de energias conflitantes em que nos movemos, além de nosso natural carma gerado em outras vidas, nem sempre os bons resultados virão na medida e no tempo por nós almejado. De tal modo que a única forma de se obter bons resultados de forma imediata é lembrar de respirar e ver que conseguimos fazer isto com calma e profundidade, mantendo assim a paciência e a firmeza.
Tenhamos o equilíbrio necessário por saber que não há outra maneira de conquistar o que nos espera, além da manutenção de uma boa sintonia. Assim como o andarilho sabe que precisará de muitos passos para chegar ao final da jornada, o buscador espiritual precisa ter em mente que precisa de muito equilíbrio para chegar às realidades superiores, onde se conquista a liberdade de todo mal. Perder o equilíbrio é prosseguir abandonando o projeto de uma vida mais apurada, que precisamos começar a viver a partir de agora, com as forças que possuímos à nossa disposição. 
Se você quer viver na luz, você precisa ser a luz. Irradiar esta luz diariamente com sentimento renovado de amor pela vida. Estar constantemente transmutando sentimentos negativos em novas expressões de luz e amor. Exercitar o perdão e o desapego. Ter um interesse tão grande pela paz que não se permita estar em faixas de pensamento que não se combinem com esta nossa finalidade maior. Assim conquistaremos o equilíbrio, e conseguiremos nos mover para a outra margem, onde estão os seres que já conquistaram maturidade para permanecer no reino da perfeita liberdade.

Sejam firmes.

No amor e na luz,
Targon Darshan.


Nenhum comentário: