sábado, 9 de agosto de 2014

PAZ E FELICIDADES



Quantas vezes não acontece ouvirmos as pessoas dizerem: «Ah! Deixem-me em paz!»

E elas imaginam que, pelo fato de as "deixarem em paz", tudo irá bem e se sentirão felizes...
Mas que paz é essa?

É assim tão fácil estar em paz e ser feliz?

Não, as pessoas não têm uma idéia clara do que é a paz, assim como não têm uma idéia clara do que é a felicidade.

Enquanto o homem estiver submetido à sua natureza inferior, aos seus instintos, às suas cobiças, às suas ambições, não poderá viver em paz.

Enquanto existirem elementos de ódio, de ciúme, de cobiça, no seu coração, no seu intelecto ou na sua vontade, ele conhecerá somente conflitos e perturbações.
Mesmo quando tem um momento de descanso, porque julgou ter alcançado os seus objetivos, rapidamente os problemas recomeçam e lá se vai a "sua paz".


A paz também não é conseguir estar tranquilo durante algumas horas ou alguns dias porque se está em condições agradáveis ou sozinho nas montanhas.
A paz, a verdadeira paz, tal como os Iniciados a compreendem, é um estado de consciência superior que implica o conhecimento da estrutura do homem e do Universo.

Sim, os Iniciados dir-vos-ão isso mesmo: só vos sentireis verdadeiramente em paz no dia em que os elementos dos vossos diferentes corpos (físico, astral, mental, causal, búdico e átmico) estiverem purificados, harmonizados entre si e vibrarem em uníssono com as regiões mais elevadas do Universo.

A paz é, pois, um estado de consciência a que cada um chega após um longo trabalho de autodomínio e de harmonização interiores.

Até lá, tereis, sem dúvida, alguns instantes de tranquilidade, de quietude, mas, enquanto não tiverdes realizado esse trabalho, não tereis paz, porque, em cada dia, várias vezes por dia, podem ocorrer muitíssimos incidentes susceptíveis de vos perturbarem!

Quando tiverdes obtido a verdadeira paz, mesmo que tenhais de enfrentar dificuldades e infelicidades, não vacilareis; é claro que ficareis inquietos ou tristes, mas só à superfície. No mais profundo de vós mesmos, a paz não vos deixará, sentireis que ela está sempre lá, dentro de vós...

Como no fundo do mar: nenhuma tempestade pode perturbá-lo.
Há na verdadeira paz algo de imensamente vasto e inalterável, pois ela é uma aquisição da alma e do espírito.

OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

SEMENTES DE FELICIDADE

Nenhum comentário: