terça-feira, 15 de abril de 2014

FALANDO DO APEGO- OSHO





O apego, a qualquer coisa que seja, demonstra desconfiança. Se você ama uma mulher ou um homem e se apega, isso só mostra que não confia. Se você ama uma mulher e pergunta: "Amanhã você ainda me amará ou não?", é porque não confia.

Se você vai ao cartório para se casar, é porque não confia.
Confia mais no cartório, na polícia, na lei do que no amor. Se essa
mulher ou esse homem tentar enganá-lo amanhã, ou deixá-lo na mão, você
poderá obter apoio da justiça ou da polícia, e a lei estará do seu lado,
e toda a sociedade o apoiará.

Você está tomando providências porque tem medo. Mas, se ama de verdade, o amor basta, é mais que suficiente. Quem liga para o amanhã? Mas, no fundo, há dúvida. Mesmo quando você acha que está apaixonado, a dúvida continua.

Dizem que, quando Jesus ressuscitou após a crucificação, a primeira
pessoa que o viu vivo foi Maria Madalena. Ela o amava imensamente.
Correu em direção a ele. O Novo Testamento narra que Jesus disse: "Não
me toque".

Tenho minhas desconfianças de que ele realmente tenha dito isso. Não
parece certo. Alguma coisa está errada aí. Claro que o papa pode dizer:
"Não me toque", mas Jesus... é quase impossível.

Por isso , tentei pesquisar o original. No texto original em grego, a
palavra pode significar tocar ou apegar-se. Encontrei a chave. Jesus disse: "Não se apegue a mim", mas os tradutores interpretaram como "Não me toque". O intérprete usou a própria mente para a tradução.

Jesus deve ter dito "Não se apegue a mim", porque, se existe confiança, não há apego; se há amor, não há apego. Você simplesmente partilha, sem se apegar; partilha em profundo relaxamento.


Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"

Nenhum comentário: