terça-feira, 5 de março de 2013

“VOCÊ ESTÁ ONDE SE PÕE”



        
VAMOS ENTENDER MAIS A FRASE:  “VOCÊ ESTÁ ONDE SE PÕE”
é exatamente isso que você verá em sua volta: O clima de uma sala de espera, entediante e insatisfatório. Você está onde você se põe”
Esta frase é do Gaspareto e eu pessoalmente gosto muito dela.
O seu posicionamento exato na vida e na sociedade não é nada mais, nada menos do que o valor exato que você se dá e a consequente noção de merecimento que lhe convence e lhe move a assumir o lugar que assumiu na vida. Por exemplo, você gostaria que sua vida fosse melhor, que você tivesse mais qualidade de vida. Mas você tem o hábito comum de esperar que as coisas mudem por si. Pois
Onde você está se pondo ultimamente? Na posição de vítima? Do coitado? No último lugar da fila? Não lhe parece mais interessante se dar importância e colocar-se na posição de agente de sua vida? Da pessoa que cuida de si, e que crê firmemente que merece o que há de melhor na vida?
É preciso encontrar, ou decidir pelo lugar que quer estar e se mover até ele, dê o trabalho que der. Se acha que não merece, então continue onde está. Isto me lembra a magnífica metáfora do cachorro:
Um homem bate na porta de uma casa e enquanto conversa com seus moradores, percebe que o cachorro deles está sentado no canto do quintal uivando de dor.
“Qual o problema com o cachorro de vocês?”, pergunta o homem.
“Ah, ele está sentado em cima de um prego”, respode o morador.
“Por que ele não se move?”, pergunta o homem em descrença.
“Acho que não está doendo o suficiente”, é a resposta.
Não é assim que agimos? As vezes parece que gostamos de sofrer…
“A vida lhe trata do jeito que você se trata”
Esta é uma outra faceta da mesma situação. A vida retribui ao que você dá para ela. A vida lhe oferece os valores que você oferece aos outros. Se você quer amor, não tem jeito, vai ter que começar a oferecer amor. Se quer dinheiro, não tem jeito, vai ter que oferecer algo de valor aos outros. Se você quer saúde, vai ter que SE oferecer equilíbrio.
Daí a importância de cuidar de si, em todos os aspectos possíveis: Cuidar da aparência, cultivar bons hábitos e bons gostos, desenvolver-se interiormente através de estudos práticos e estudos espirituais, bem como através de reflexões. Quanto mais você cuidar de você mesmo, melhor será seu auto-conceito e sua autoestima e por consequência, mais a vida responderá com eventos positivos.
Iniciativa não é uma palavra que foi criada à toa. Ela é necessária não só no trabalho, mas em sua vida e em seus relacionamentos. Cuide de si, cuide de suas coisas (tô falando de limpeza e organização MESMO). Estude, qualifique-se, melhore sua forma de se relacionar com parceiros e amigos. Consuma lazer, produtos e serviços de qualidade. Quanto melhor você tratar tudo que lhe diz respeito, melhor serão as respostas que obterá da vida, seja num nível prático, seja num nível metafísico.
Por Ronaud Pereira

Nenhum comentário: