segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VIVER É RELACIONAR-SE




Cada ser humano é uma expressão divina única e tudo que existe em torno de nós, na Natureza, também. Assim, ao nos relacionarmos, estamos vivenciando a presença de Deus, que constantemente nos envia auxílio e conselhos através daqueles que conosco estiverem. Viver em sociedade é uma escola eficaz de enorme aprendizado. Recebemos carinho e amizade, esclarecimentos importantes e também somos educados a partir da necessidade de convivermos em harmonia com aspectos de personalidades que não nos agradam. Normalmente, ficamos mais irritados com as dificuldades dos outros que espelham deficiências nossas que ainda não conseguimos corrigir. Assim, as pessoas que representam "pedras em nossos sapatos", embora incomodem muito, são essenciais para o nosso desenvolvimento pessoal.

Sozinhos, não evoluiríamos e tudo que já somos aprendemos na relação com os outros e com o meio ambiente em que fomos levados a viver. Se acreditássemos nisto, talvez se tornasse mais fácil suportar as situações do dia a dia que nos fazem perder a paciência e nos tiram muitas vezes a vontade de continuar vivendo.

Quantas vezes um amigo nos disse, sem saber, a resposta para um questionamento íntimo que mantínhamos em total segredo? Deus é a própria vida que habita em nós e em torno de nós. As sombras e dificuldades existem, mas ressaltam a Luz! Fazem parte de nossa caminhada.

A Natureza é também expressão divina e em sua serena rotina, lembra-nos que tudo está na divina ordem, mesmo que aparentemente pareça diferente. A tempestade estrondosa e feroz limpa a atmosfera para que um novo dia cheio de paz surja. As transformações que ocorrem são imprescindíveis para uma mudança que logo se manifestará. A morte possibilita um renascimento...

Vivemos num eterno fluir e o movimento é inerente à Vida. Desapegar-se do que vai ocorrendo é necessário, para que haja sempre espaço para a chegada do novo, que já está vindo. E este caminhar é feito por todos nós, num constante dar e receber intrincado e infinito!

Quando nos isolamos, de certa forma negamos o fluxo da Vida, perdemos muito, pois as lições nos chegam a cada esquina. Tanto ensinamos, como aprendemos. Expressamos a paz, o amor, tudo de bom que já cultivamos em nós e recebemos de cada irmão do caminho o que ele tem também pra nos oferecer. Nossas sombras ajudam também os outros a desenvolverem paciência, compaixão. Os erros deles fazem o mesmo conosco. Somos parceiros imprescindíveis nesta escola e a ela retornaremos enquanto houver o que ser aprendido.

Os problemas são lições. É preciso que não os consideremos apenas como provações, dívidas a serem pagas. Na verdade, quando aprendemos, vamos mais adiante e não atraímos as mesmas situações novamente.

Olhar o outro como um colaborador nosso é interessante, pois deixamos de nos colocar na posição de vítimas e eles deixam de ser opositores que devemos evitar.

Estando neste planeta, aqui é a nossa escola e não poderíamos estar em outra. O que viemos aprender, ou ensinar, nem sempre o sabemos de forma muito clara, mas basta que vivamos de maneira consciente, para que isto se revele. A própria Vida nos levará pra onde precisarmos ir, principalmente quando estivermos entregues e procurando ouvir os apelos de nossa intuição, aquilo que nos fala o coração. Se o resultado vai ser um momento feliz, ou não, isto não muda a necessidade de irmos em frente, pois só caminhando poderemos exercitar algo que ainda não sabemos e que nos faz falta.

Abençoemos cada irmão que nos aborda, que vive conosco, que nos procura. Prestemos atenção no que sua presença nos faz sentir. Ouçamos com paciência o que tem a nos dizer, cientes de que naquele momento estaremos vivendo uma experiência que é nossa apenas e que foi atraída por nós, para o nosso aperfeiçoamento e o dele. Tanto a alegria, como a tristeza, fazem parte do viver e não há como impedir que isto seja assim. Sempre que conseguirmos subir um degrau de maior compreensão, chegaremos mais perto da felicidade e da paz!

Viver o que nos chegar é a ferramenta que nos permite crescer. Saber agradecer cada instante é sábio, pois para que fosse exatamente como está sendo, muitos acertos foram feitos pela mão divina, pela Vida!
por Maria Cristina Tanajura - tinatanajura@terra.com.br

Nenhum comentário: