sábado, 13 de outubro de 2012

AS PALAVRAS



" Pensai sempre, antes que as palavras deixem os vossos lábios.    Pois a palavra é como o vento, e pode ser a brisa que retempera ou o furacão que destrói. E, como o vento, não pode retornar sobre os seus próprios passos.
      Meditai, antes de proferir as vossas palavras.
     Pois as pessoas que vos cercam são como espelhos, a refletir em vossa direção o que recebem de vós. Assim, a vós retornará tudo o que ao vosso redor espalhardes.
      Por isso meditai sempre. Para que as vossas palavras espalhem o amor, a compreensão, e a paz. Não é uma questão de serdes bons, mas de serdes felizes.
 Vigiai as vossas palavras,
     Para que não tragam lágrimas, mas sorrisos; para que ao desespero sobreponha uma nova esperança, à animosidade o perdão, à escuridão um raio de luz. 
     São como ferramentas, as palavras; vossa é a escolha de como serão usadas. Com elas, podeis construir ou destruir.
      Entretanto, uma vez findo o trabalho, deveis e gozar o conforto de um teto, ou assentar-vos as entre as ruínas. E a satisfação, ou o arrependimento, e estará em vossa companhia.
      Recordai, sempre, que em cada hoje construís o vosso amanhã. E as dores e alegrias que semeardes entre os vossos irmãos e estarão à vossa espera, em alguma curva do caminho. Pois ninguém foge de seu passado ou se esconde da própria consciência.
Vigia as vossas palavras.”
  Trecho extraído do livro "A Sabedoria de Hassan"
 Flávio Cruz  



Nenhum comentário: